terça-feira, 15 de junho de 2010

A quali mundial e os palhaços do circo de verniz


Em dado momento do jogo entre Brasil e Coreia, disputado no Ellis Park em Johanesburgo, um dos locutores da TV aberta brasileira soltou: "arranca Michel Alves pela esquerda" . Depois chamou o esquentadinho meia defensivo verde amarelo de "Felipe Mala" e completou avisando que o próximo adversário do Brasil seria a Costa Rica.

O correto seria Michel Bastos, Felipe Melo e Costa do Marfim pela ordem seqüencial dos erros.

A citação, se enxovalha o narrador já bastante criticado, não é proposital. Apenas recorro a esta lembrança recente do fraquíssimo jogo brasileiro (como outros o foram) para refletir um pouquinho sobre algo que gostaria de compartilhar com vocês.

Acho que estão nos fazendo de palhaços.

Esta deve ser a maior "quali mundial" já feita para novas tecnologias.
Se você não sabe o que é, junte seus vizinhos e amigos dentro de uma casa. Ligue aquele aparelho de tv de última geração que você comprou. No fim do programa pergunte um a um o que achou do aparelho. Você estará fazendo uma quali. É utlizadíssima no meio publicitário. De campanhas de políticos a lançamento de insceticida para matar baratas.

Com o advento do tal do HD, das 32 câmeras, dos 64 jogos, do miserável do super slow que disseca tim tim por tim o que o jogador está fazendo dentro de campo, estão definitivamente nos fazendo de palhaços.

Flagrei no modorrento e inqualificável embate (se é que se pode chamar assim) entre Portugal 0 x 0 Costa do Marfim, um cidadão marfinense chamado Demel atravessar com a sua chuteira a "meia lua" do traseiro de um atleta gajo de ponta a ponta. O patrício que estava obviamente de costas, mergulhava em pose estapafúrdia imitando o seu colega Cristiano, o Ronaldo.

Mergulhava na grama enquanto no seu traseiro roçava a chuteira do Demel. Isto tudo focalizado no detalhe pelo tal do Super Slow.

Este valioso instrumento tecnológico deveria estar a serviço para lances de perigo, situações de gol, expressões, coreografias naturais , balés futebolísticos.

O que foi que eu disse mesmo?

Devo estar sonhando.

A câmera estava lá na chuteira do Demel em evoluções no traseiro do patrício em quadro a quadro. Como já mostrou o top top do Parreira. Só não conseguiram tirar um movimento mínimo que fosse da cara do Dunga. Dunga queria que comparassem ele ao pensador de Rodin neste brasilzão cheio de verniz.

A seleção é a cara do Dunga e nós, os palhaços do circo midiático.

Mas merecemos.

Somos os personagens principais desta lobotomia televisiva. Espécie de celebração midiática do vazio absoluto.

O mundo é uma bola no Show do Truman Tupiniquim. Em todas as bandas e bandos globais com BRs na frente e atrás.

O tosco falando do arranjado.

Se é um desrespeito em todos os níveis ao jornalismo esportivo, com o público é ainda pior e constragedor. O povão só presta para rebolar e se ver. E acenar freneticamente para telões espalhados pelas cidades afora.

Tudo em HD com maquiagem alienígena.

E o pobre do futebol arte?

A arte morreu?

A arte é a cara do Dunga querendo ser o pensador do Rodin. O pensador com sobretudo de estilista famoso. E o Brasil que não cala na TV saindo no New York Times.

Merece ouvir erros grassos de informações, de narração, e da sempre maltratada Língua Portuguesa.

A cultura de verniz nunca esteve tão em alta. A cultura de verniz brasileira merece o Dunga e as vuvuzelas, sobretudo (!).

Erros e sono não faltam nesta Copa do Mundo. E não foi diferente no embate entre brasileiros e coreanos.

Este é o pior começo na história das últimas copas. Em 14 jogos, 06 empates. 23 gols marcados e média pífia de 1,64 por partida.

Mas nós, os palhaços, estamos preparadíssimos para 5. 760 minutos de futebol no super slow.

Não precisava era investir tanto na super câmera

A velocidade da copa é devagar, quase parando.

A copa oferece o quarto, mas são as vuvzelas que cozinham os miolos.

Do povo ou dos palhaços?

O "Felipe Mala" deve preferir a segunda opção.

2 comentários:

  1. Jogo insosso !
    Um técnico que tá mais pra Zangado do que pra Dunga !
    Restaram-nos orar pelos talentos individuais, pq se treinos ultrasecretos resolvessem ...
    O futebol arte ? Esse manda (saudosas) lembranças!.
    Com ele ganhamos as Copas de 58,62,70 e 2002
    (a de 94 não deve ser debitada a ele,que agradece penhoradamente...)
    Sem ele perdemos as Copas (só pra citar as da segundo metade do século XIX): 1954,1966,1974,1978,1990,1998 e 2006

    Jorginho Ramos

    ResponderExcluir
  2. Bom, as 32 câmeras deste Big Brother ( o de Orwell, não do Bial) ao menos flagraram aquela faixa histórica, a grande campanha mundial "Cala a boca _____!) . Sensacional, acho que foi a melhor coisa do jogo Brasil 2 x 1 Coréia do Norte, tirando uma ou outra pedalada do Robinho.

    "O povão só presta para rebolar e se ver. E acenar freneticamente para telões espalhados pelas cidades afora." Sabe que eu fico com V.A ( vergonha alheia) de certas coisas que nossos telejornais costumam empurrar para dentro de nossas casas? Vi, no Jornal Nacional, o improvável: depois do Reboleitchon-tchon-tchon, inventaram o...Mandeleitchon-tchon-tchon. E o grupo de brasileiros que "inventou" isso ainda disse que era uma homenagem ao Nelson Mandela. Felizmente(!) as vuvuzelas não deixaram que a homenagem chegasse ao herói sul-africano.

    Gostaria de encontrar o sujeito que inventou a tecla MUTE no controle remoto para agradecer. Foi bastante útil hoje.

    Quanto à seleção brasileira, bem...é isso aí mesmo, meu caro Pastori. Deu até pena do Robinho, coitado: tentou jogar, tabelar, buscar bola, mas faltou melhor companhia, como Neymar, Ganso, André, Wesley, Arouca. Não é fácil olhar pro lado e se virar com um Kaká 40%, um Luís Fabiano na pior, um Michel Bastos que vai virar nome de avenida lá na Coreia do Norte. Felizmente Robinho e Elano relembraram o período em que jogaram juntos no Santos e saiu o segundo gol numa jogada bonita - a única, porque o gol do Maicon, convenhamos, o cara vai dizer a vida toda que chutou "consciente" - ainda bem, senão estaria dormindo - mas acho que não foi bem assim.

    E vamos nós prosseguindo com esta Copa inesquecível. Sim, inesquecível pelo seguinte: agora juro que valorizarei o Desafio ao Galo, a série A-4 do campeonato paulista na Rede Vida e o campeonato baiano!

    Abs!

    ResponderExcluir